terça-feira, setembro 20, 2016

#ENGTIPS 01 - Wood Frame

Fala galera!

Nesse ultimo domingo (18/09/16) enquanto tomava meu café da manhã com a TV ligada, vi uma reportagem muito interessante no PEGN (Pequenas empresas grandes negócios), se você não costuma acordar cedo assim e acabou perdendo, clique aqui para ver a reportagem completa!

A reportagem foca na empresa que está utilizando a técnica e como o edital do Senai foi importante para que o empreendimento tivesse visibilidade, porém onde eu quero focar é na metodologia executiva (que é o nosso objetivo aqui ... inovações na construção civil!).


A metodologia utilizada pela empresa para viabilizar os prédios destinados a população de baixa renda é conhecida pelo nome de Wood Frame, que nada mais é do que a maneira como os americanos constroem a maioria de suas casas desde o séc. XIX! mas ai você pensa ...não era pra ser sobre inovação? Pode não ser novidade no mundo da construção, porém para o Brasil que não incorporou em sua cultura essa metodologia, ela se torna algo muito poderoso e atual já que trás consigo as seguintes propostas:

  • Obras mais rápidas e sustentáveis;
  • Redução no consumo de água;
  • Redução na geração de resíduos;
  • Redução da poluição;

Ótimos conceitos, não? Parece meio atual, não acha? ... ai que está a sacada! Muitas vezes temos tecnologias que já existem em outras partes do mundo e que nos proporcionam exatamente o que precisamos. Só precisamos buscá-las, entende-las, e se preciso adaptá-las para serem implantadas aqui em nosso quintal! 


Um ponto muito interessante dessa metodologia que a empresa da reportagem adotou, foi na fabricação dos painéis que seguem um modelo de linha de montagem, onde o projeto elaborado é fornecido à fabrica, que modela e envia as peças na medida exata para serem montadas no campo. Incluindo ainda a infra (elétrica e hidráulica) que já vem embutida nos painéis (evitando danificar as placas e reduzindo os erros no campo!).


Resumindo, o Wood Frame é uma tendência nova por aqui, que agrega a praticidade de uma construção totalmente clean e planejada, juntamente com a pegada de sustentabilidade e possíveis economias de recursos e dinheiro. Vale a pena pesquisar mais sobre o assunto e quem sabe investir no conceito!

Abraço!

DS

domingo, setembro 18, 2016

TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Como prometido, vou tentar compartilhar com vocês algumas tendências que a construção civil vem apresentando para os próximos anos. Começando no assunto, encontrei um estudo realizado pela FIRJAN (Federação das industrias do Estado do Rio de Janeiro) onde foram identificados mais de 260 tecnologias associadas às etapas da construção de um edifício, seja ele comercial ou residencial! Dentro dessas tendências, extraiu-se as principais que vão ao longo dos próximos 10 anos influenciar a competitividade das industrias do setor.
Entre as tecnologias que receberam seis ou mais indicações dos especialistas estão:

  • Building Information Modeling (BIM);
  • Software de simulação em eficiências energética;
  • Uso de energias renováveis em canteiros de obra;
  • Mapeamento acústico das cidades;
  • Informações geo-referenciadas;
  • Simulador de desempenho térmico;
  • Elementos de sombreamento de fachadas;
  • Sistema de automação predial.
Outras tecnologias que receberam pelo menos três indicações dos especialistas foram:
  • Drywall;
  • Light steel frame;
  • Reuso de água cinza;
  • Sistemas de comissionamento;
  • Simuladores para desempenho das instalações prediais;
  • Aplicação de realidade aumentada em processos da construção;
  • Estruturas mistas de aço-concreto;
  • Pisos funcionais;
  • Coordenação modular;
  • Retrofit.
... Essas tendências são o resultado de um mapeamento acompanhado por um grupo de trabalho composto por técnicos do sistema FIRJAN, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (SINDUSCON-RIO) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), 17 especialistas que incluem representantes do setor industrial, de instituições científicas e tecnológicas e de entidades do setor.

Na sequência, entre um post e outro, tentarei detalhar e explicar um pouco algumas dessas tendências para as conhecermos melhor, e quem, sabe te dar um insight para um futuro negócio!

Abraço!

DS 

quarta-feira, setembro 07, 2016

"SURFANDO AS NOVAS ONDAS DA ENGENHARIA"

Fala Galera !

Estive pesquisando aqui sobre tendências tecnológicas na construção civil e encontrei alguns tópicos muito interessantes para compartilhar com vocês, e eu prometo que irei ao longo dos posts falando de alguns deles! 

Mas antes disso, já pararam para pensar em como esse assunto é muito louco?  ...e muitos não estão nem se quer pensando sobre ele! o pensamento das pessoas hoje em dia (e de sempre) é o de que: isso não tem como mudar mais! ... eu já faço isso a tanto tempo e está indo tudo bem, porque vou mudar? ... isso nunca vai dar certo, é só uma "modinha" !

Vamos lá! pare para pensar nos últimos 10 anos ... falando serio, olhe em como as coisas eram feitas ... desde a metodologia executiva das obras (puxando pro meu lado de formação .. mas isso vale pra qualquer profissão!), do modo de trabalhar nos escritórios, na maneira de se comunicar com os pares / liderados / clientes ...Tudo mudou!  

E sabe quem se deu bem nisso? as pessoas que não se acomodaram, que não pensaram que isso era bullshit, que não tiveram preconceito de pelo menos buscar informações sobre o assunto e enxergaram que precisavam acompanhar as tendências.

Agora, não pense que o mundo não continuará nessa mudança frenética! estamos praticamente na próxima era, ...uma era pós digital onde quase tudo já está se conectando e utilizamos as tecnologias mais avançadas para materializar as mais incríveis construções, maquinas e materiais.  

O mindset aqui é pra vocês buscarem sempre informações atualizadas, aprender novas técnicas, serem curiosos e não terem medo de se arriscar a "surfar as novas ondas" da engenharia ... porque se você está ai "de boa" com a bagagem que já acumulou, tranquilo na sua zona de conforto ...sinto em te falar mais você será passado para trás!

Nos próximos posts falarei mais sobre autodesenvolvimento e melhora de performance na carreira ... talvez eu também faça um post só sobre educação continuada e como devemos sempre estar buscando conhecimento, sei lá!

abraço! 

DS