quinta-feira, outubro 20, 2016

#ENGTIPS 03 - Light Steel Framing


Fala galera! ...O sistema de construção Light Steel Framing (LSF) foi originado a partir de um outro sistema construtivo, o Wood Frame(tem postagem no #EngTips,se não leu, vale a pena dar uma lida!..clique aqui..). 

Com o desenvolvimento da indústria do aço, o LSF foi lançado na Feira Mundial de Chicago por volta de 1930, com o conceito de construção de residências que utilizavam perfis de aço ao invés de usar a madeira. O período de pós Segunda Guerra Mundial alavancou a produção do LSF, pois houve um crescimento da economia americana e grandes reservas de aço, e com isso, o sistema foi sendo inserido cada vez mais nas construções, pois ele garantia (e garante) eficiência e resistência estrutural.


O LSF, como podemos ver, assim como o Wood frame não é uma tecnologia nova no mundo da construção civil, porém mais uma vez, aqui em nosso pais ele é considerado um método construtivo inovador. Por volta de 2012,foi quando começou a se observar um pequeno avanço em relação à aceitação desse sistema, que tem a industrialização, a precisão e a velocidade de execução como principais características.

É um sistema construtivo estruturado em perfis de aço galvanizado formado a frio, projetados para suportar às cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros subsistemas industrializados, de forma a garantir os requisitos de funcionamento da edificação. Também é um sistema construtivo aberto, que permite a utilização de diversos materiais. Sendo flexível, não apresenta grandes restrições aos projetos, racionalizado e otimizando a utilização dos recursos e o gerenciamento das perdas. É customizável permitindo total controle dos gastos já na fase de projeto, além de ser durável e reciclável. 


O LSF nos fornece todo o “esqueleto” de nosso projeto; o fechamento pode ser executado com diferentes materiais. Os mais usuais para fechamento externo são as Placas Cimentícias, de PVC (Sidingvinílico) e as placas de OSB (Oriented Strand Board - painel de tiras de madeira orientadas). Internamente, a vedação é quase sempre feita por chapas de Drywall (falaremos mais sobre este material em um post futuro).


Já a estrutura de piso emprega perfis galvanizados cuja modulação é determinada pelas cargas a que cada um está submetido. Normalmente, as edificações de LSF são erguidas sobre uma fundação direta do tipo Radier, que permite a transmissão das cargas da estrutura para o terreno. Mas quando o terreno é pouco resistente, pode ser empregada viga baldrame ou, em casos mais críticos, fundações por Estacas.Para a cobertura não tem segredo, há uma grande variedade de soluções possíveis e a escolha vai basicamente depender de questões estéticas e econômicas.


O dimensionamento da estrutura, sendo basicamente constituída por perfis formados a frio, é regido pela NBR 14.762 - Dimensionamento de Estruturas de Aço Constituídas por Perfis Formados a Frio. É possível erguer edificações com até sete pavimentos integralmente com perfis de aço leves. Em construções de maior altura, em que a estrutura principal é de concreto ou metálica (com perfis mais robustos), o sistema pode ser utilizado para compor fachadas. Nesses casos, o fechamento em Steel Framing é uma alternativa às alvenarias, agregando velocidade de execução e vantagens em relação ao desempenho acústico e térmico.

Por ser um sistema industrializado, o Steel Framing não admite ajustes no canteiro. A etapa de montagem dos frames exige muita atenção, especialmente em relação ao alinhamento e ao prumo da estrutura. Falhas nesse momento comprometem as etapas subsequentes, como a de revestimento.


Resumindo, o LSF é um sistema que proporciona grandes ganhos na velocidade de execução e também na sustentabilidade do projeto. Ainda é considerado novo no Brasil por não ter tanta aceitação dos clientes, que na maioria das vezes nunca tiveram informações suficientes e por isso ainda não o adotaram! 

(Fica a dica!).

DS

Nenhum comentário:

Postar um comentário