sexta-feira, novembro 25, 2016

Engenharia Brasileira

Fala galera! 

O post de hoje continuará mantendo o padrão que tentamos seguir aqui no blog, de trazer inovações construtivas e tecnológicas para a construção civil, porém gostaria de dar um foco diferente. 

Nos últimos anos estamos vendo na engenharia brasileira muitas noticias, diga-se de passagem, em sua grande maioria ruins! São obras com baixa qualidade, obras que não foram corretamente projetadas, obras superfaturadas e todo quanto é tipo de depreciação para a classe que podemos imaginar. A imprensa adora isso e é o que traz ibope, tenho certeza que alguns colegas colaboraram com isso, mas não é o caso e não vou julgar ninguém pelo trabalho que fez ou deixou de fazer. 

Eu tive a oportunidade de participar de uma obra com grande exposição, tanto na mídia quanto para população do entorno, e em um momento onde o mundo estava de olho devido as olimpíadas. Acompanhei de perto essa "sede" por fracasso que todos tinham e esperavam de nós, pois isso seria a noticia perfeita! Em outro extremo, esta semana em minha time-line vejo pipocando varias fotos e vídeos falando sobre o reparo de uma rua no Japão que foi feito em 1 semana, e em todas elas vinham acompanhadas notas de aprovação, comparações ao Brasil que não seria capaz de fazer igual, comentando a agilidade e o compromisso das equipes japonesas (que concordo, já trabalhei com eles e realmente são muito corretos), enfim somente elogios. 

Onde quero chegar com tudo isso? 
É obvio que comparações sempre vão existir e a maioria das pessoas (muitas vezes sem conhecimento do que falam) acham a grama do vizinho mais verde que a nossa, também a mídia não dará a mesma ênfase em nossas vitórias como daria em nossas derrotas. Um grande exemplo (mais uma vez pego minha obra para ilustrar minhas idéias) é o que ocorreu no inicio deste mês de novembro, segue abaixo noticia vinculada em poucos meios de comunicação, em sua grande maioria específicos de engenharia: 

A inovação tecnológica realizada por engenheiros do Consórcio Linha 4 Sul venceu nesta sexta-feira, 11/11/16, o ITA Tunnelling Awards 2016, o maior prêmio do setor de túneis do mundo. O anúncio dos vencedores ocorreu em Singapura. Foram apresentados dezenas de projetos e, na final, ficaram propostas de cinco países. 


O prêmio é o reconhecimento do trabalho da equipe do consórcio para adaptar o tatuzão híbrido para escavação em rocha e areia. E isso numa área densamente povoada como é a Zona Sul do Rio de Janeiro. A obra foi a única do país a disputar o prêmio em 2016, mostrando que a qualidade da engenharia brasileira tem reconhecimento mundial.


O Tatuzão da Linha 4 do Metrô pesa 2,7 mil toneladas e tem 123 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, o equivalente a um prédio de quatro andares. Ele foi fabricado sob medida para o solo carioca e foi o maior já utilizado na América Latina.

Vimos esta noticia difundida verdadeiramente nas grandes mídias? tivemos comparações com as outras nações? ...eu sinceramente não vi! E não esperamos confetes ou felicitações, gostaria sim que estes acontecimento e outros, que certamente existem aqui em nosso pais e não ficamos sabendo, ajudassem a mudar a maneira como a grande massa enxerga nossa engenharia, mostrasse a todos a capacidade de nossos engenheiros. Precisamos melhorar muito ainda e sempre nos superarmos, mas as conquistas da engenharia brasileira também merece ser reconhecida e principalmente respeitada. 

Então galera, vamos começar de dentro! mudem o pensamento em vocês, busquem sempre o melhor, construam nossa reputação e principalmente deixem que enxerguem isso. 


Um abraço. 

DS

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